As 4 Realidades de Mefibosete

By SARA - sexta-feira, julho 20, 2018






2Sm 4.4
 'E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.'


 Veremos em breves palavras sobre a historia deste tão conhecido personagem bíblico. Neto de Saul, filho e Jônatas,futuramente seria o herdeiro do trono se nada o tirasse de tal destino. Nascido nos palácio, cercado de riqueza, corria todos os dias pelo palácio, vislumbrando e contemplando tudo aquilo que um dia seria seu. Nascido literalmente para reinar, esse era o futuro brilhante de Mefibosete. Seu nome em termos gerais,apesar da grande variedade de interpretações significa 'vergonha', talvez pelo acontecimento da morte de sua mãe em seu nascimento, alguns chegam a dizer que por isso foi rejeitado por algum tempo por seu pai. Mais Mefibosete, contempla toda sua realidade mudando quando ele vê o reino do seu avô ruindo. Tudo o que estava reservado para ele, agora escapava por entre os dedos. Um desastre familiar lhe acomete e ele perde seus tios, seu avô e seu pai. O mundo de Mefibosete desaba. É obrigado a fugir e nesta fuga, leva uma queda e perde seus movimentos das pernas.
   Quantas vezes nas fugas da vida, ou de Deus, de uma chamada, levamos algumas quedas e somos obrigados a enfrentar as marcas que elas nos deixam. Essas marcas levam tempo para cicatrizar e as vezes deixam sequelas irreparáveis. Veremos sobre as quatro realidades que Mefibosete atravessou em sua vida. 


  1) Realidade antes da sua queda.
- Fazia parte da dinastia real. Nasceu para governar e continuar sua descendência. Não muito diferente do proposito de Deus para o homem.
- Como pertencia a família real seu futuro era uma promessa, uma expectativa.
- Era o futuro da nação. Instruído para suceder seu pai, mesmo ainda estando com a idade de 5 anos.


  2) Realidade depois de sua queda.
- A queda mudou a trajetória de sua vida. Nascido para reinar, agora fadado ao opróbrio.
- Tinha 5 anos de idade quando recebeu a noticia da tragedia ocorrida com seus familiares. Falando em termos espirituais, quantas vezes somos atingidos ainda novos, no inicio, da caminhada, da chamada do ministérios.
- Mefibosete cresce sem perspectiva, sem objetivo, vivendo apenas de memorias, lembrando-se do seu passado de gloria.
- Era aleijado de ambos os pés. Pés na bíblia falam de santidade.  Quantos estão, com a sua santidade aleijada, abalada, enfraquecida. Pessoas aleijadas não chegam onde pessoas normais chegam, não conseguem escalar montanhas e saltar obstáculos.
- Foi levado para Ló-Debar, lugar onde nada se planta e nada se colhe. Lugar de silencio, pois sua raiz original no hebraico nos mostra que o prefixo Lo, significa 'não' e a palavra Debar aponta para 'palavra', obteremos então, não palavra, parafraseando, impossibilidade de comunicar-se. Lo-Debar causa isso na vida de muitos que lá habitam. Impedem a comunicação, no caso aqui aplicável, a comunicação com Deus.
- Morava de favor. Nasceu em um palácio mais vivia em uma cidade deserta apesar de que Maquir que cuidava dele, tinha algumas posses, tendo demonstrado isso quando ajudou a Davi. Isso nos mostra que mesmo nos piores lugares ou momentos de nossa existência sempre haverá um Maquir para nos amparar.


  3) Realidade quando foi chamado pelo rei Davi.
- Mais uma vez a pergunta Onde está é feita na bíblia.

- Para Ziba, Mefibosete não era merecedor da graça
- Davi não perguntou, há alguém para merecer, há alguém qualificado, ele só pergunta se há alguém para receber sua graça.. Davi não perguntou se o descendente era pobre ou rico, feio ou bonito, sadio ou doente ele só perguntou se tinha alguém
- Mefibosete era limitado fisicamente não andava, mais para Deus nada disso é importante, porque se não andarmos Deus diz, eu te carrego, se não vemos Ele diz, Eu sou a tua visão. Se não temos força Ele diz, eu sou tua força, teu refugio e fortaleza, se não tivermos coragem Ele diz, não temas eu sou contigo por ande quer que fores
- Mefibosete tinha uma auto-imagem negativa, só via a sua realidade e não para aquilo que Deus poderia fazer.
Segundo a cultura judaica, um cão era considerado imundo, mais ele morto era considerado abominação. Chamar alguém de cão morto era um insulto.
- Ter o corpo comido por cães era umas das piores coisas que poderia acontecer com alguém que morresse
- Quando vemos pelos nossos olhos vemos somente o impossível. Quando olhamos através da visão de Deus, vemos a nossa historia mudando.
- Mefibosete foi arrancado de Lo-Debar.
- Através do chamado do Rei, ele tomou posse de sua herança
- Nos somos como a babá ou como Davi? Quem é ama derruba, aleija, frustra, persegue, calunia... ou somos Davi que levanta, restaura, cura ?!
- Só que ainda assim, Mefibosete continua sendo o aleijado que foi tirado de Lo-Debar, ate que ele enfrenta outra realidade.

  4) Realidade de Mefibosete na mesa do Rei
A mesa real cobria qualquer deficiência. Na presença de Deus todos somos iguais e as imperfeições desaparecem
- Assentar-se a mesa do rei significa:
 Desfrutar da comunhão do rei: ouvir decisões, segredos. É comer e beber do melhor. Na mesa do rei comemos coisas melhores.
A mesa do Rei simboliza o sangue de cristo, pois assim como o sangue de cristo faz com que nossas falhas desapareçam na mesa isto também acontecia.
- A mesa do rei é lugar de privilégio, de honra de destaque. Apenas pessoas importantes se assentavam a mesa do rei
- Na mesa cada um tem seu lugar

   Deus tem um lugar reservado para nós em sua mesa. Não sei por qual realidade você está passando, mais Deus é infinitamente poderoso para reverter esta situação.

  • Compartilhe:

Leia Também :)

0 comentários