Escova ideal para seu cabelo




                                                             Créditos:http://g1.globo.com/bemestar

           Não é só o shampoo e o condicionador que são importantes para a saúde do cabelo. A escolha do pente e escova é fundamental para retirar as impurezas acumuladas nos fios ao longo do dia e levar a oleosidade da raiz às pontas. Mas quais características observar? O ideal é que os pentes e escovas penetrem entre os fios sem quebrá-los. Em relação à escova ideal, é preciso observar detalhes na hora da escolha. Outros produtos importantes para a saúde do cabelo, mas que também merecem atenção, são: leave in, mousse, pomada, spray e o gel. Alguns são eficientes na hidratação, mas o excesso pode ser prejudicial. Confira abaixo as informações sobre cada um desses produtos e as escovas ideais para cada tipo de cabelo.


Mas não basta escolher a escova ideal - alguns cuidados com o objeto também são importantes. É necessário remover os fios de cabelos diariamente da escova com ajuda dos dentes ou cabos dos pentes.
Além disso, a escova deve ser lavada: a sugestão é que a cabeça do objeto seja mergulhada em água morna com shampoo por 15 minutos. Depois, precisa ser colocada em água corrente fria ou morna. Não é recomendado utilizar detergente, vinagre ou álcool para limpar sua escova. Depois de limpa, é preciso esperar secar bem antes de guardá-la.

Há cinco fatores importantes a serem observados nas escovas: formato, tamanho, material, cerdas e o espaçamento entre elas. Veja abaixo:
FORMATOTAMANHOMATERIALCERDASESPAÇAMENTO ENTRE AS CERDAS
Escovas redondas são para cachear ou ondular os fiosEscovas grandes alisam o cabeloEscovas de aço inox aquecem e alisam os cabelosNaturais, de crina ou pelos de cavalo, diminuem a eletricidade e não quebram os fios. As naturais de javali têm o pelo com escamas, que distribuem a oleosidade naturalCerdas espaçadas possibilitam a passagem do ar do secador, agilizando o tempo de secagem, deixando o cabelo mais solto, natural e com mais volume
Escovas retas servem para desembaraçar, alisar e controlar a eletricidadeEscovas pequenas são para cachear os fiosEscovas de cerâmica retêm o calor por mais tempo e facilitam a escovação e o cabo de madeira evita a condução da eletricidadeCerdas de plástico são ideais para fios crespos, cacheados e ondulados, porque realçam o volume. As de nylon sem bolinhas são para fios menos volumosos. Já ass com bolinhas são para cabelos grossos e volumososO espaçamento entre as cerdas também agiliza o tempo de secagem, deixando o cabelo mais solto, natural e com mais volume















Outro fator que merece atenção na manutenção da sua escova é onde guardá-la. Colocá-la dentro de uma gaveta com outras não é a melhor opção porque o contato entre elas danifica as cerdas.
Veja abaixo alguns modelos de escovas que você pode encontrar:
- Reta com bolinhas: são ideais para cabelos volumosos e funcionam na hora de desembaraçar
- Com o fundo cor-de-rosa: escovam com os íons negativos, selando as cutículas e neutralizando a eletricidade estática dos fios. São ideais para escovar mechas finas ou médias e para alisar o cabelo
- Com o fundo de alumínio: funciona para alisar os cabelos
- Escova pequena, com o fundo marrom e cerdas mistas: recomendada para cabelo afro e é melhor para modelar os cachos
- Plástica com bolinhas: usada para desembaraçar os cabelos molhados
- Bebê: tem cerdas de nylon macias

No caso dos pentes, a atenção vai para os dentes e o cabo do objeto. Pentes com dentes largos ou cerdas espaçadas são perfeitos para cabelos crespos, ondulados, cacheados ou repicados, porque soltam os fios e mantêm o volume. Já os com dentes estreitos são indicados para cabelos lisos ou curtos, pois alisam e desembaraçam mecha por mecha. Os modelos com dentes fino e cabo comprido são ideais para dividir mechas na hora de hidratar, tingir ou alisar.
bjoos!

SARA

Instagram