tecido em renda

quarta-feira, fevereiro 21, 2018
renda é um tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, que forma desenhos variados com entrelaçamentos de fios de linho, seda, algodão.
É por vezes aplicada como guarnição de vestidos, alfaias e paramentos.
Na sua maioria, as rendas compõem-se de dois elementos:
  • O desenho ou motivo;
  • O fundo, que mantém o desenho unido.

Essa superfície têxtil pode ser produzida de diversas maneiras, mas as mais conhecidas são a renda de agulha e a de bilros. Esta é feita sobre uma almofada circular e um papel grosso, onde está o motivo, e alfinetes se fixam por onde irão passar os bilros (espécie de penduricalhos de madeira) e formar a renda. A de agulha é feita sobre um papel onde se encontra o motivo, somente com agulha de bordar e linha.
A renda faz parte da indumentária popular e não se sabe sua origem exata. Diversas nações a revindicam, mas não há comprovação material e documental que defina realmente um lugar de nascimento dessa prática artesanal. Uma parte dos especialistas acredita que a renda é uma derivação do bordado. Outra parte prefere indicar a descendência da renda como advinda de práticas manuais de entrelaçamento como o crochê e o macramê. Diz-se que a renda de bilros surgiu em Flandres, hoje região que abarca parte da Holanda e Bélgica, e a de agulha, na Itália.
Não se sabe a sua origem exata. A renda pode ter sido originada do bordado, ou então de técnicas manuais de entrelaçamento.
                                    
                                                 Alguns modelos de renda:

Imagem relacionada 

 
Resultado de imagem para renda modelos evangelicoResultado de imagem para renda modelos evangelico
Resultado de imagem para renda modelos evangelicoResultado de imagem para renda modelos evangelico


Tecnologia do Blogger.